Mestrado Profissional

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE – PPGES

 

 

HISTÓRICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM SAÚDE – PPGES

MESTRADO PROFISSIONAL

 

O programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde (PPGES)- Mestrado Profissional da Famema foi criado no ano de 2011 em atendimento a um edital de incentivo da CAPES em relação à criação de programas Stricto Sensu, na modalidade profissional, com vistas à formação de profissionais preparados para atuarem no âmbito da vigilância em saúde e na perspectiva da integralidade do cuidado.

O programa foi proposto à Área Interdisciplinar da CAPES, em razão de a FAMEMA, historicamente, nos seus cursos de graduação, desenvolver ações nos currículos com equipes multidisciplinares.

O PPGES visa à produção de conhecimentos nesta área a partir da problematização das práticas oriundas do cotidiano, vivenciada nos serviços de saúde e nas instituições de ensino formadoras nesta área.

Além disto, se propõe a produzir recursos humanos articulados e em conformidade com as solicitações do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a formação crítica, o cuidado humanizado, integrado e o trabalho em equipe. A concepção desta proposta inclui a interdisciplinaridade, para contribuir na melhoria da área da saúde.

Este diálogo entre diferentes profissões tem produzido muitos avanços nos setores da saúde e educação, não apenas em termos tecnológicos, científicos, mas também na gestão.

Neste contexto, foi criado e hoje se desenvolve o Mestrado Profissional Ensino em Saúde da FAMEMA, hoje com mais de 190 mestres formados.

Estes mestres elaboraram seus projetos de pesquisa a partir de situações vivenciadas em seus respectivos cenários da prática profissional. Desta forma, inquietações decorrentes de suas inserções no mundo do trabalho deram origem a um percurso científico que foi construído e lapidado com os professores do Mestrado Profissional Ensino em Saúde.

Os egressos, com a formação obtida no programa, levam a cientificidade acumulada de volta para os seus locais de trabalho, transformando a sua prática profissional. Esta é a verdadeira vocação do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da FAMEMA: formar egressos para transformação da prática profissional.

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

O PPGES foi aprovado pela CAPES, no dia 09/12/2010.

Área Básica: Saúde e Biológicas

Área de Avaliação: Interdisciplinar

Área de concentração: Ensino em Saúde

Conceito CAPES: 4, na avaliação quadrienal de 2017-2020

Ano de início: 2011

Missão: O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde – PPGES – Mestrado Profissional credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na grande área multidisciplinar, área interdisciplinar, visa promover a formação de recursos humanos especializados para atuar na área do cuidado, ensino e pesquisa em Saúde.

 

 

Objetivos do Programa:

  1. Produzir conhecimentos científicos na área de Ensino em Saúde na lógica do mestrado profissional favorecendo a transformação da prática
  2. Contribuir na capacitação de profissionais de saúde com a utilização de métodos ativos de ensino e aprendizagem
  3. Desenvolver postura ativa e reflexiva dos profissionais sobre os processos de ensino e aprendizagem na área de saúde
  4. Facilitar os processos educativos dos usuários de saúde voltados às suas necessidades e fortalecer a autonomia e o bem-estar dos mesmos

 

Perfil do Egresso:

O mestre a ser formado deverá atuar:

  • como agente multiplicador de experiências com métodos ativos de ensino e aprendizagem na área do Ensino em Saúde envolvendo profissionais, usuários e comunidade;
  • avaliador permanente da atuação dos profissionais na transformação das práticas educacionais em saúde, e
  • na produção de conhecimento sobre ensino em saúde atuando de forma crítica e reflexiva, intervindo sobre os problemas da prática profissional e implementando ações transformadoras nos cenários da prática.

 

 

Linhas de Pesquisas

 

1 – ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Descrição:

Compreende os estudos relacionados aos processos de ensino e de trabalho em saúde que contribuam para a qualificação do cuidado, em consonância com os princípios do SUS. Esta linha de pesquisa abrange os estudos voltados para a formação de profissionais da área da saúde para o trabalho junto à comunidade, nos diferentes cenários e níveis de atenção do SUS.

2 – PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Descrição:

Compreende os estudos desenvolvidos nas instituições de ensino ou nos espaços nos quais se consolidam a parceria entre a academia, a comunidade e os serviços de saúde. Nesta linha de pesquisa são incluídos estudos como: métodos ativos de ensino aprendizagem, avaliação, educação permanente e continuada, prática baseada em evidências, integralidade, gestão, humanização e organização e planejamento curricular.

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