Normas para o Exame Geral de Qualificação

Objetivo

O Exame Geral de Qualificação é obrigatório para o aluno do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e tem como objetivo principal avaliar o andamento do trabalho de dissertação com vistas à obtenção do Título de Mestre.

Procedimentos prévios

– Entrega do projeto de pesquisa junto ao Conselho da Pós-Graduação no máximo até a segunda semana do mês de dezembro do ano referente à realização da matrícula no Mestrado Profissional Ensino em Saúde. Neste momento, o projeto não obrigatoriamente deve ter sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, mas preferencialmente deve ter sido submetido ao mesmo.

– Conclusão das disciplinas obrigatórias e optativas, perfazendo um total de 50

(cinquenta) créditos.

– Agendamento do Exame Geral de Qualificação junto à Secretaria da Pós-Graduação com pelo menos 40 dias de antecedência da data do exame. Neste momento o pós-graduando deverá enviar para o email da secretaria do Programa de Mestrado Profissional da FAMEMA o formulário preenchido e assinado digitalmente com seus dados pessoais, proposta de composição da banca examinadora elaborada em conjunto com o orientador e a descrição dos equipamentos necessários para a realização da apresentação (Formulário 1).

– Composição da banca examinadora: deverão ser indicados três membros efetivos e dois suplentes, com título mínimo de Doutor, sendo o orientador o membro nato e presidente da Banca Examinadora. O coorientador somente irá compor a Banca Examinadora em caso de impossibilidade do orientador.

– Envio do material da qualificação para a Secretaria da Pós-Graduação, em arquivo digital, no momento do agendamento. Este material deverá conter: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Discussão e Referências nas normas Vancouver. O número do protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa deverá estar destacado em Método. O parecer do Comitê de Ética também deverá ser anexado ao material do Exame Geral de Qualificação.

– Análise da proposta da composição da banca examinadora pelo Conselho de Pós-graduação. A homologação da mesma deverá ser feita no máximo sete dias úteis após o protocolo de pedido de agendamento do exame de qualificação.

-Envio do arquivo digital da dissertação pelo mestrando após aprovação do requerimento pelo Conselho do Programa de Mestrado Profissional, para a banca examinadora, no mínimo 30 dias antes do Exame Geral de Qualificação. Havendo solicitação da banca, disponibilizar exemplar impresso, encadernado em espiral. – Realização do Exame Geral de Qualificação até 60 dias antes da defesa da dissertação. É aconselhável que o pós-graduando que tenha completado os créditos referentes às disciplinas obrigatórias e optativas realize o exame de qualificação o mais breve possível.