Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Saúde e Envelhecimento – Mestrado Acadêmico

INTRODUÇÃO

Desde a sua fundação, a FAMEMA buscou implantar sua Pós-Graduação Stricto sensu. Este objetivo foi alcançado com a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em “Saúde e Envelhecimento” em 04 de março de 2011.

O Programa pertence à Área Interdisciplinar da CAPES, uma vez que a FAMEMA tem um rico histórico interdisciplinar, construído ao longo de sua história. O Mestrado Acadêmico, após avaliação quadrienal 2013-2016, que compreendeu a análise de todas as atividades desenvolvidas nesse período, evoluiu para o Conceito CAPES 4.

Em relação à definição da área de concentração em “Saúde e Envelhecimento”, ressalta-se que não se trata de um programa de pós-graduação voltado à geriatria ou gerontologia, mas voltado ao “cuidado à saúde e ao enfrentamento de doenças ao longo do processo do envelhecimento”, ou seja, do nascimento até a morte. O cuidado com a saúde no envelhecer é um grande desafio para a sociedade moderna, sobretudo nos países onde a pirâmide etária está se invertendo. Este fenômeno já ocorre no Brasil, inclusive na região de Marília/SP.

Diretor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão: Prof. Dr. Osni Lázaro Pinheiro
Coordenadora: Profª. Drª. Maria Angelica Spadella Santos
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Agnaldo Bruno Chies